Você iniciou recentemente sua jornada no mundo dos concursos públicos ou está pensando em iniciar em breve? Então com certeza já se pegou perguntando: Quantas questões acertar para passar num concurso público? E a resposta é: Depende! Sim, depende. Isso sempre irá variar dependendo do certame, da banca organizadora, enfim.
Para ter sempre a real noção de como deve ser seu desempenho, é necessário se apegar a um dos grandes amigos de todo concurseiro, o edital. É nesse arquivo em PDF, que te faz vibrar de alegria quando é publicado, que você encontrará a informação sobre a quantidade de acertos que precisará conseguir para ser aprovado.
No mesmo documento você poderá conferir ainda quais disciplinas têm maior peso na nota final, quantos candidatos poderão ser chamados, se haverá disponibilização apenas de vagas imediatas, cadastro de reserva ou ambos. Enfim, lendo o edital com atenção é possível encontrar respostas para todas as perguntas, desde a que dá título à essa postagem, passando pelos temas cobrados em cada disciplina, até o local onde serão lotados os aprovados, e muito mais.
Como dito anteriormente, a nota mínima, também conhecida como nota de corte, necessária para ser nomeado, dependerá muito da banca responsável pelo concurso. Elas tendem a fazer os cálculos de maneira diferente. Veja o caso da CESPE, por exemplo, que tem como hábito aplicar provas com duas opções de resposta, no caso, Certo ou Errado, sendo que cada erro anula um acerto. Há também o método de outra organizadora muito tradicional, a Fundação Carlos Chagas (FCC), que divide suas provas em questões de Conhecimentos Gerais (Peso 1) e Conhecimentos Específicos (Peso 3).
Esses detalhes, que num primeiro momento podem parecer pequenos e passar despercebidos, fazem toda a diferença na nota final e, consequentemente, na sua aprovação.
Há ainda outros fatores, como nível de escolaridade, por exemplo, onde as provas de nível médio tendem a ter notas de corte mais altas que as de nível superior. O número de vagas também pode influenciar, afinal de contas, quanto menos oportunidades o concurso oferecer, maior será a nota mínima que deverá ser alcançada, e vice-versa.
Viu como descobrir quantas questões acertar para passar num concurso público não é tarefa assim tão simples? Então, o melhor conselho que podemos dar é: prepare-se! Deixe de pensar na menor nota que você precisa tirar e coloque em mente que você tem condições de conquistar pontuação muito maior.
Ter o auxílio de um bom curso online, composto por videoaulas apresentando conteúdos que realmente são cobrados nas provas é uma excelente opção. E se você puder aliar isso com a prática de resolver questões de concurso então, as chances aumentam demais. Nesse caso, escolha um site que oferece um fantástico acervo, inclusive com direito a resoluções em vídeo, como é o Aprova Questões.
Pode ter certeza, não há opção melhor para que você fique muito bem treinado, adquira um vasto conhecimento e chegue ao dia da prova com as respostas na ponta da língua, sem preocupação de precisar alcançar uma nota mínima, pois terá a segurança de que pode (e vai) se aproximar da nota máxima!