Do clássico ao moderno, a presença de cortinas pode transmitir a ambientação que mais combina com o estilo de quem mora na casa ou apartamento. Além de cumprir o seu papel de proteger contra o excesso de luz e equilibrar o ambiente, as cortinas seguem como um bom decorativo.
Seja na sala, no quarto ou na cozinha, a sua presença é indispensável. E junto dela você deve escolher a forma como será instalada: varão ou trilho? Se for varão, qual o melhor recomendado para cada ambiente?
Vamos te responder essa e mais algumas dúvidas que podem surgir no caminho!
VARÃO X TRILHO
O trilho de alumínio que até um tempo atrás era comumente usado já está em desuso, dando lugar ao trilho suíço. Com um acabamento mais elegante, é recomendado para salas de TV ou jantar.
A instalação feita rente ao teto, pode dar um acabamento luxuoso e cheio de estilo, quando combinado com a cortina ideal. No entanto, é uma peça que depende de bandô ou um cortineiro para ter mais elegância, além de dificultar um pouco mais a limpeza tanto da cortina quanto do próprio trilho.
Já o varão para cortina pode estar presente em diferentes ambientes: seja em um mais sério, alegre, sóbrio ou íntimo. Tudo vai depender da composição do cômodo, da cortina que escolher e o tipo de varão que instalar.
Afinal, existem vários tipos de varão para cortina, com diferentes cores e acessórios que vão transmitir exatamente aquilo que você deseja!
DICAS PARA ESCOLHER VARÃO PARA CORTINAS
Cortinas para varão são feitas com ilhós, argolas ou passa barras, que tornam o modelo prático e ideal para quem dispõe de pouco tempo para cuidar do lar. Quanto mais praticidade hoje em dia, melhor!
Por isso, ao escolher o tipo de cortina que deseja, atente-se também ao modelo do varão. Existem três, que se encaixam em diferentes momentos. Confira:
- Varão simples: embora possa ser adicionado em qualquer ambiente, com um tom cromado, amadeirado ou branco, a depender da sua decoração, pode combinar na sala de estar;
- Varão de pressão: é um modelo de varão que não necessita furar a parede para instalar, e pode ser colocado na cozinha. Apenas se atente ao peso da cortina para ter certeza de que o varão é capaz de suportá-lo;
- Varão duplo: pode ser uma boa pedida para o quarto, ainda mais se você optar por colocar uma cortina blecaute atrás e um tecido mais leve e suave na frente, podendo aplicar à composição amarras e argolas. Também pode ser usado na sala, para constituir um ar mais sofisticado.
É importante ficar atento à grossura do varão, uma vez que podem ajudar a montar o ambiente. Pense no design e no peso da cortina. Para o primeiro, o ideal para uma decoração mais rústica pode ser um varão com diâmetro maior, enquanto para decorações mais delicadas os varões mais finos são mais indicados.
No segundo caso, é preciso escolher um suporte ideal para o peso do tecido da cortina. Se for uma levinha, o varão mais comum dá conta do recado. Agora, se for uma cortina mais pesada, opte por um varão feito com um material mais resistente.
O melhor tamanho de varão
Embora haja um certo padrão das janelas, tudo vai depender de como é o seu ambiente e como você deseja deixá-lo. Por padrão, o varão pode chegar até seis metros de comprimento, e você deve escolher o tamanho adequado para a sua janela e ou parede.
Assim sendo, é preciso saber as medidas da janela para a escolha do melhor tamanho de varão. Por exemplo, o varão precisa ficar entre 10 e 20cm a mais de cada lado da janela. Agora, se pretende cobrir a parede, então o varão deverá ser praticamente do tamanho dela, deixando um espaço suficiente para colocá-lo e retirá-lo sem dificuldade.
Em qual altura deve ser instalado o varão
A altura ideal vai depender da instalação e do espaço que deverá ser coberto pela cortina. Em uma janela pequena, em que sobra bastante espaço da parede, a cortina deverá cobrir somente a janela de forma proporcional. Neste caso, o varão pode ficar 20cm acima da janela e de 10 a 20cm nas laterais e embaixo da janela.
Em uma janela grande, proporcional ao tamanho da parede, pode-se colocar o varão bem no alto, ao fim da parede, usando uma cortina longa, que chegue próximo do chão, sem arrastar.
Agora se o pé-direito for muito alto, pode ser instalado o varão entre a janela e o teto, escolhendo uma cortina que desça na mesma proporção, ficando entre a janela e o chão.
Acessórios para varão
Existem dois acessórios específicos: o gancho, que é para instalação, normalmente feito com buchas e parafusos, fixado acima da janela; e o a ponteira, que dá o acabamento nas extremidades do varão, que vão dar aquele toque simples, moderno e ou elegante.
Na hora de comprar varão para cortina, não deixe de escolher o acessório que mais vai se adequar ao design do cômodo escolhido e de boa qualidade!