Manchas escuras no rosto, pescoço e até nos braços. Calma, não precisa se assustar. Tudo indica que é melasma. Você já ouviu falar?
O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escuras, principalmente na face, mas nada impede que outras partes do corpo sejam afetadas, como listamos acima.
Saiba que o melasma é bem mais frequente em mulheres, devido à gestação, mas essa situação também pode surgir pelo uso de anticoncepcionais, exposição frequente ou prolongada ao sol, computadores e celulares, por exemplo.
Por este motivo, é muito importante usar protetor solar durante todo o dia, mesmo que você passe mais tempo em casa e que o tempo esteja frio, como no inverno.
É importante saber que a falta de uso do protetor solar no inverno é um dos principais motivos para que muitas pessoas relatem a piora do problema, indicando que apareceram manchas amarronzadas.
Isso acontece, pois é comum pensarmos que estamos protegidos da radiação UV no inverno e em dias nublados, quando não é verdade.
A intensidade dessa radiação pode diminuir no inverno, mas ela ainda está presente. Por este motivo, lembrando que o uso do protetor solar é indispensável em qualquer época do tempo, com sol ou não.
Como saber se tenho melasma?
O melasma é conhecido por manchas na pele, mas saiba que para ser identificado ele precisa apresentar características comuns. Veja algumas que citamos:
- Manchas escuras no rosto, como na testa, nariz e maçãs do rosto;
- Manchas com formatos irregulares;
- Manchas que causam dor, coceira ou ardência.
O aparecimento das manchas pode ser diferente, pois varia conforme a exposição aos fatores de risco, como sol e uso frequente de telas, como computadores, tv e celular.
Ao notar o aparecimento de manchas, procure ajuda de um dermatologista para um diagnóstico mais detalhado, pois ele irá verificar frequência de exposição solar, tratamentos hormonais, gestação e histórico familiar.
Muitos especialistas, para chegar ao diagnóstico do melasma, utilizam uma lâmpada chamada Wood, é uma luz negra que ajuda a flagrar o melasma.
Tratar melasma no inverno é melhor?
Essa é uma dúvida muito comum e que merece ser respondida com detalhes: se você sente que seu melasma piora no inverno, saiba que é justamente nesta época que é mais indicado para realizar o tratamento e vamos explicar o porquê.
É nos dias mais frios que nossa pele fica mais sensível aos tratamentos com lasers, peelings e clareadores. Além disso, a exposição solar pode piorar a sensibilidade e até fazer o efeito contrário desejado.
O inverno, devido à baixa exposição solar e a radiação UV, é considerado a melhor época para realizar este tratamento. Por isso, se você sofre com melasma, a hora é agora!
Entretanto, saiba que apesar de afirmarmos que o inverno é ideal para cuidar do melasma, a resposta ao tratamento tem pouca relação com a estação, já que a pessoa precisa manter uma rotina de cuidados com consistência para que ela tenha sucesso.
Vale saber que os cuidados com o melasma devem ser o mesmo durante todas as estações e que ele não deve ser deixado de lado, muito menos o uso de protetor solar com reaplicação a cada três horas.
É muito importante que a pessoa saiba também que, principalmente no verão, a exposição solar nos horários de maior índice UV, entre 10h e 15h, devem ser evitadas.
Mas, porque o melasma no inverno parece piorar?
Isso acontece pois, como falamos brevemente, o uso de protetor solar no inverno é ignorado por muitas pessoas, pois a maioria pensa que este produto deve ser aplicado apenas nos dias de sol.
Mas, depois de uns dias, elas percebem que o resultado não é o esperado, já que devido a exposição aos raios ultravioletas, as manchinhas aparecem em diversas partes do corpo. Isso ocorre, pois apesar de não estarmos expostos ao sol, estamos em contato direto com as luzes artificiais.
Para evitar essa situação, é recomendado aplicar o protetor mesmo em dias sem sol, pelo menos, três ao dia para garantir proteção.
O melasma tem cura?
Embora os tratamentos apresentam resultados eficazes, infelizmente não é possível falar em solução definitiva do quadro.
No entanto, o melasma pode ser controlado e isso já é uma ótima notícia, já que a pessoa pode conviver melhor com essa situação.
A Dermo Manipulações trabalha com diversos produtos para tratar melasma, de forma simples e segura para sua pele. Acesse nosso site, conheça as opções e inicie seu tratamento de melasma o quanto antes!