Hoje pela manhã (tarde no brasil), recebi um e-mail com um assunto muito peculiar, Ajude-nos a ajudar de uma empresa Europeia, óbvio, que trabalha com diversos blogueiros e influencers digitais ao longo do mundo, de acordo com eles, os mais importantes do mundo (bem, isso talvez o que dizem para erguer o ego dos blogueiros que estamos afiliados a sua rede), total, eles me mandaram um e-mail muito especial, com uma quest muito importante no que está à procura de uma resposta que ninguém foi capaz de responder, o que é que faz um bom blog?
Pelo menos falando em conteúdos latinos, é muito difícil responder a essa intrigante questão, porque, claro, se eles vão para países com uma cultura de blogs muito importante e desenvolvido como os Estados Unidos, a resposta é mais clara para a pergunta ” o que é que faz um bom blog???, mas agora que penso sobre isso, nem mesmo falando de países com blogs como meios de comunicação de grande relevância, nem mesmo nesses países, é fácil fazê-lo.
É relativamente fácil medir um bom blog, ou melhor, saber o que é um blog popular, entendendo-se popular como bom, mas com certeza haverá especialistas e profissionais que discutam o uso de bom como sinônimo de popular, mas para termos quantificáveis e mensuráveis, entender o que é um blog bem sucedido, bom ou popular, e sempre será em função de seus resultados, ou seja, visitantes, leitores, posicionamento e eu.
Assim, a pergunta continua no ar, o que é que faz um bom blog?, acaso são os conteúdos, ou talvez a qualidade, ou o uso de gráficos, imagens e infográficos, mmmmm, ou, também, tudo se centra em que o leitor clique com o blogger e comece a desfrutar, acreditar e atender o ponto de vista desse blogger que está comentando qualquer coisa.
Eu acho que encontrar a resposta para o que é que faz um bom blog?, será uma pesquisa tão louca, incansável e interminável, que a travada há muitos anos, alguns homens para encontrar o Santo Graal, mas, desta vez, a busca por esse moderno graal, é relativa aos conteúdos digitais, as plataformas que roubam importância e peso, os grandes meios de comunicação: os blogs.
É muito curioso, ou a mim me é muito curioso o peso que os blogueiros mais importantes de um país, se bem que são os geradores de conteúdo do YouTube, os Tuitstar, de Vine e qualquer outra rede social que deseja, o peso que começamos a ter os blogueiros é um sem precedente. E eu me incluo como o blogger e não como líder dos bloggers ou das bloggers mais influentes do meio ou do México, jajajajajajajaja, por favor, sou egocêntrica, mas também sou realista. Eu falo de blogueiros sério pesados, como o que conseguiu alcançar O Sopitas e muitas outras personalidades deste mundo, mas eles estão abrindo caminho para os outros blogueiros para demonstrar que o futuro dos conteúdos digitais e de entretenimento, localiza seus refletores nos melhores blogs da web.
Então, se é muito interessante para responder a pergunta ” o que é que faz um bom blog???, mas não acho que deveriam perguntar-me a mim, o que é que faz um bom blog???, eu, finalmente, eu simplesmente faço conteúdos, eu sou blogger, eu sou parte do processo e a solução, seria difícil tirar a minha opinião a subjetividade do assunto.