Mesmo aqueles que nunca tiveram contato com a profissão, ou até mesmo quem acabou de ingressar na faculdade de Direito já sabem: para advogar e exercer a profissão a qual se dedicaram por longos cinco anos, é necessário conquistar a aprovação no Exame de Ordem e, posteriormente, efetuar seu registro junto à OAB na seccional de sua preferência.
Desta forma, fica bastante claro que, atualmente, ainda não é possível advogar sem a carteira da OAB.
Exame de Ordem
A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB é a instituição responsável por definir as regras para o exercício da advocacia no Brasil. Neste sentido, para garantir a qualidade dos serviços prestados, mantendo a seriedade e ética necessárias na profissão, o órgão estipulou que todos os graduados em Direito, sem exceção, sejam avaliados por meio do Exame de Ordem.
A prova OAB, que é realizada em duas etapas, também pode ser realizada durante o período de faculdade. Neste caso, basta estar matriculado no último ano do curso.
Realizado em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas – FGV, o exame acontece, em média, três vezes ao ano e busca avaliar os candidatos por meio de prova objetiva e prova prático-profissional.
Na prova objetiva, os participantes são submetidos a 80 questões em que são cobradas as disciplinas e conteúdos obrigatórios vistos durante todo o período de graduação. Para obter a aprovação, o candidato precisa obter, no mínimo, 50% de acerto.
Já a prova prático-profissional exige a elaboração de uma peça profissional juntamente com a resolução de quatro questões discursivas. Nesta etapa é possível optar entre os conteúdos das áreas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário. Considerando que a peça possui o valor de 5 pontos e cada questão vale 1,25, para ser aprovado é necessário atingir a média de 6 pontos.
Preparação para a prova
A preparação para a prova do Exame de Ordem acontece durante todo o período de graduação. Porém, muitas vezes, o conhecimento adquirido durante a faculdade deve ser complementado ou apenas revisto antes do grande dia.
Para isso, encontram-se disponíveis no mercado diversos tipos e estilos de preparatório OAB. Embora eles possam variar entre si, todos apresentam o mesmo objetivo: fazer com que você conquiste a sua aprovação junto a OAB.
Porém, para aqueles que desejam otimizar o seu tempo e ir direto ao ponto, recomenda-se o estudo por meio de videoaulas. Com a vantagem de não precisar sair de casa para complementar seus estudos, o aluno tem o conhecimento ao alcance das mãos, basta dar o play.
Outra grande vantagem de se contar com o apoio de um preparatório específico é contar com a vivência, mesmo que online, e experiência de professores especialistas no exame, o que, evidentemente, traz mais segurança e motivação para o dia da prova. Sempre a postos, eles podem tirar suas dúvidas e oferecer orientações específicas que, com certeza, farão toda a diferença na sua preparação.