Entre mais lembro desse dia, quanto mais analiso não posso entender que foi o que aconteceu, porque tudo acabou tão mal, porque tudo era um caos, e com justa razão, deixo-me a mim, e muitos assistentes de mais, sem querer nunca mais visitar um Aconteceram, claro, em sua edição de México, porque, a nível mundial, estes meetup acabam sendo um sucesso, em que pessoas do mundo digital, mais especificamente o WordPress encontram um ponto de reunião, networking e uma importante fonte de informação e atualização.
Mas isso, ou o que deveria ter sido Aconteceram CDMX 2017, não foi, em poucas palavras, foi um fiasco de grandezas épicas e o que deve ser orgulhosamente o WordPress Dias da CDMX foi um caos, um evento oficial, mal organizado, mal planejado melhor com um mau sabor de boca, e pensando que, para o nível das conferências, o grande caos, a grande multidão que não cabia em We Work, melhor para isso que eu me metia a um fórum e de forma mais ordenada e clara, podia-se encontrar informações.
Agora, a ironia está em que localizar informações em um fórum, acaba sendo uma missão impossível, então imagine como estava Aconteceram CDMX 2017, o que não foi uma, não tinha pés, nem muito menos cabeça. Isso era um caos, uma enorme pangea de pessoas que, sem sentido, andou de um lado para o outro em poucos metros cúbicos.
Realmente este evento foi desastroso em magnitudes épicas, tanto como para WordPress Foundation se coloque bem a gerar uma estrutura mais burocrática em que controle essas reuniões, porque o seu voluntariado, simplesmente ficamos com um grande caos e descontrole.
A verdade, eu, que sou fã do WordPress e fiel usuária há mais de 10 anos, tinha muitas esperanças e expectativas neste dia, mas em vez disso, me deparei com a cruel e dura realidade que se pode englobar da seguinte forma:
We Work não era o lugar ideal para as discussões, o acesso era muito difícil e complicado e como está dividido este espaço de co-working fez extremamente difícil que o monte de pessoas que estavam no Aconteceram CDMX 2017 disfrutáramos da estadia ou palestras.
Estar nesse lugar, nesse dia e com tantas pessoas, parecia romaria, que não podia mover-se com facilidade.
Outro grande problema foi que este, não é um espaço para conferências e usaram uma sala aberta para colocar cadeiras, na aula 1, e para chegar à sala de aula 2, tinha que atravessar um labirinto de corredores para entrar em uma sala de reuniões muito pequenas em que não havia uma alma mais e as pessoas tinham que ficar do lado de fora do salão no corredor tentando ouvir, pelo menos, ouvir algo, já nem se diga ver os esquemas ou a apresentação.
Eu juro, rezava para que não tivesse uma emergência como tremor ou incêndio, porque isso teria sido um desastre e se protecção civil tivesse visto o que fizeram os do Aconteceram CDMX 2017 e We Work, seguro então desistiam da reunião, porque não podia passar ou sair, imagine-se como teria sido uma emergência.
Também foi contra a organização do calor, e em salas sem ventilação e cheios até o gorro de pessoas, o calor se fazia sentir no inferno mesmo, enquanto sufrías de claustrofobia.
A organização foi péssima, desde os gafetes, que não tiveram gafetes para todos os participantes, Qual era o problema de não ter gafete?, que os acessos, a princípio, estavam controlados pelos gafetes, e no gafete vinha o programa das conferências. De tal sorte que, se você queria saber qual conversa continuava e não tinha gafete, tinha de perguntar a alguém mais.
Realmente o voluntariado não deu, e isso se tornou evidente quando uma das meninas voluntárias, teve que usar o microfone, para repreender os participantes, por se queixar de tão mal evento, e teve que dizer de forma enfática: “somos voluntários, fazemos de favor”, “bom”, algo assim disse ele, e de forma muito dramática nos explicou à audiência que faziam o melhor possível, e para ser um evento com tanta convocação, esteve bem, então calem-se.
Pois bem, deixe-me dizer-voluntários, que não fizeram muito mal, foi um caos, e não devem ficar com raiva da gente, mas acho que a falta de experiência fez de um evento com potencial, um caos. Deveriam dar uma volta pelas palestras de TedTalk Mx para perceber como é boa organização, um bom controle, um bom acesso e um bom controle das crises e seus públicos, não só para os visitantes, mas para a imprensa especializada.
previous
next