Está chegando o dia zero, o dia em que muitos mexicanos temos estado à espera, com o medo, angústia e ansiedade, e não é para menos, é o dia em que Donald Trump chega à presidência, e este é um dos presidentes americanos que fez um discurso enfático contra os mexicanos, e é graças a esse discurso racista que muitos de nossos compatriotas na união americana foram vítimas de um racismo bestial, que há muito tempo não se via.
Mas, além de racismo, que isso é muito ruim, com Trump na presidência da república, pelo menos, 4 anos, vislumbra-se uma época negra para o México e não só falando de racismo, também esta o do muro, a renegociação do tratado de livre comércio que afetará muitas indústrias no México e o que já foi visto, sem que Trump seja presidente, é que já carinho para a indústria automotiva mexicana primeiro com a Ford e parece que cedidos a outras empresas de automóveis.
Assim que Trump, não só está amenazándonos com muros e a remoção ou revisão das vistos, oh não, senhor, o plano económico este magnata quase presidente de uma das nações mais importantes do mundo, é tirar todos os negócios ou, melhor dizendo, obras que se faziam, no México, para concentrarlas em seu país.
Isso não vai afetar o México de maneiras poderosas, ao mesmo tempo abaixará o crescimento nacional, o que impactará muitas métricas econômicas e subirá o preço do dólar.
De tal forma que se fala muito de números, mas de forma compreensível, o que vai acontecer?, bem, significa menos empresas, menos dinheiro, menos trabalho, o dólar em 30 pesos, que subirá muitos serviços.
A tradução é não vamos poder comprar nada.
Isso é o que vai acontecer e as únicas ferramentas de proteção que temos são o nosso governo.
Bem, eu não sou muito da idéia de deixar que o nosso governo nos defender, porque nós terminamos dizendo: “melhor não me ajude compadre”
Mas há uma outra maneira em que todos juntos podemos enviar uma mensagem para alto forte e claro para Trump, que não vamos deixar, que, unidos faremos a diferença e Trump, não vai poder com o México, mas devemos estar unidos.
Sei que a situação atual mexicana, é caótica, mas juntos, podemos fazer com que Trump tremer e veja os mexicanos, com respeito.
E seguro, você estará se perguntando como?
Elementar meu caro Watson, e todos juntos, com o poder de compra que temos, podemos fazer com que qualquer país tremer.
Realmente, o México é uma das potências de consumo mais grandes do mundo, sou, o que quero dizer, é que aqui você compra muito, talvez não sejamos um país rico ou primermundista, mas pela quantidade de pessoas que somos e a quantidade de compras que fazemos com as empresas, somos importantes.
E este mundo é global e será regida pelos interesses econômicos das empresas, de fato, essa é a mensagem de Trump, fortalecer as indústrias, que são as que fazem com que tudo se mova, inclusive a política.
Então, o que aconteceria se todos os mexicanos deixamos de comprar produtos americanos?
Algo assim como o dia sem mexicanos, mas em vez de desaparezcamos, só não tem que comprar nada, não há que consumir produtos americanos e dedicar-nos a consumir produtos feitos no México.
Que a Ford foi de México e nos deixou vestidos e alborotados com uma planta, pois bem, deixamos de comprar carros Ford, deixamos de ir aos seus refaccionarias e ninguém para, Ford, dessa forma esta empresa nos olhar com respeito e fará de tudo para manter as relações comerciais com o nosso país.