A velocidade de carregamento de um site é um fator que influencia diretamente na experiência do usuário e aumento da taxa de conversão da empresa. O motivo é simples: quanto mais tempo o site demora para ser carregado, maior a chance de o usuário abandonar a página e buscar outra que lhe atenda com rapidez.
Esse é um ponto tão importante, que em 2010 o Google passou a utilizar a velocidade como critério para ranqueamento na ferramenta de busca. Quanto maior for a rapidez de carregamento, mais alta a chance de o site ser bem ranqueado.
Como medir a velocidade de um site
A ferramenta mais famosa de teste de velocidade de páginas é o Google PageSpeed Insights, que é gratuita e fácil de ser utilizada, basta informar a URL de qualquer site e clicar em “analisar”.
O PageSpeed Insights fará uma análise do endereço e apresentará um relatório com uma pontuação que varia de zero a cem para carregamento mobile e desktop. Quanto maior a pontuação, melhor.
Além disso, a ferramenta também exibe qual o tempo de carregamento e quais ações podem ser adotadas para melhorar e aumentar a velocidade do site.
Ações para otimizar a velocidade de um site
Existem ações que são altamente eficazes no aumento da velocidade da página. Acompanhe quais são:
-
Compactação de imagens
Arquivos grandes demoram mais tempo para serem carregados. Por isso, recomenda-se compactar imagens, o que pode ser feito usando, por exemplo, o software Gzip.
-
Redução do tamanho de imagens
O tamanho das imagens pode ser reduzido por meio de ferramentas como o Tinypng, que diminui automaticamente o kilobyte das fotos sem alterar sua qualidade.
-
Utilização do cachê do navegador
O uso do cachê consiste na guarda de conteúdo do site no navegador do dispositivo. Quando o usuário acessar a página novamente, o carregamento ocorrerá agilmente.
Quer conhecer mais hacks de otimização de velocidade de sites? Entre em contato com uma agência de SEO e saiba como tornar sua página mais rápida.