Os pré-fabricados de concreto têm ganhado cada vez mais espaço na construção civil. Não sabe, ao certo, o que eles são? Sem problemas: veja essa informação aqui e saiba quais são seus principais benefícios.
O que é um pré-fabricado?
Trata-se de uma estrutura fabricada em concreto, como um pilar, viga, parede, laje, entre outros. Tais estruturas são produzidas em indústrias e seguem normas rígidas de qualidade estabelecidas pela ABNT.
Curiosamente, os pré-fabricados são bastante utilizados em construções industriais, mas aos poucos vêm ganhando espaço em obras residenciais e o motivo disso é que eles proporcionam excelentes benefícios em curto e longo prazos.
Benefícios do uso de pré-fabricados
- Alta qualidade das estruturas, o que garante construções robustas, resistentes a danos e com acabamento diferenciado;
- Redução drástica de mão de obra e do desperdício de materiais em construções, porque as estruturas utilizadas para a edificação já estão prontas;
- Eliminação da geração de entulho e garantia de um canteiro de obra melhor organizado;
- Redução significativa do tempo de obra (cerca de 25%), porque todas as estruturas foram previamente fabricadas;
- Minimização do risco de o custo da obra sofrer alteração no decorrer da construção.
Diferença entre pré-fabricados e pré-moldados
Ao investir em uma obra, é comum se deparar não somente com o termo pré-fabricado, mas também com o pré-moldado. É aí que surge a dúvida: afinal, qual a diferença entre eles?
Curiosamente, os pré-moldados de concreto e os pré-fabricados são quase a mesma coisa. Ambos são estruturas prontas utilizadas em construções, mas existe uma diferença fundamental entre eles.
O pré-fabricado é, necessariamente, produzido industrialmente, enquanto o pré-moldado é fabricado dentro do canteiro de obras, por uma equipe técnica especializada.
Um detalhe importante é que tanto o pré-fabricado como o pré-moldado são produzidos seguindo normas rigorosas da ABNT, de modo a assegurar a excelência e segurança às estruturas utilizadas na obra.