Muitas pessoas se confundem e não entendem a diferença entre um pedagogo e um professor. A principal diferença é que quem faz pedagogia pode atuar como professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano) como professor de turma, assumindo de forma integral o currículo de ensino. Já quem faz Licenciatura em Letras, por exemplo, será professor a partir do 6º ano e apenas da matéria em que se formou, por exemplo: Português, Inglês ou Espanhol. Então, podemos dizer que todo pedagogo pode ser um professor, mas nem todo professor é um pedagogo.
Além de dar aulas, o pedagogo também pode atuar em outras frentes relacionadas ao ensino e aprendizagem. Dentro de instituições de ensino, seu trabalho sempre estará atrelado a atuação do professor, associando o aprendizado às questões sociais e a realidade em que os estudantes se encontram naquele momento. Mas além das escolas, o pedagogo pode atuar em órgãos públicos (municipais, estaduais ou federais), empresas privadas (Recursos Humanos, treinamento e desenvolvimento), ONGs, Instituições de Saúde, Indústria de Brinquedos, projetos culturais, Mídias e Editorias (elaborando e analisando conteúdos para o público infantil).
Como estudar pedagogia a distância
Então, se você está pensando em ser um pedagogo, uma graduação de pedagogia EAD pode ser a melhor opção. E quando você faz pedagogia a distância, já começa otimizando seu tempo, já que não precisa se deslocar até a instituição de ensino. Dessa forma, consegue equilibrar uma vida entre estudos e trabalho, sem deixar de lado as obrigações diárias e com mais tempo para aproveitar momentos de lazer com a família e os amigos.
Cada vez mais, os estudantes estão optando por graduação de pedagogia EAD. Afinal, se a qualidade é a mesma, porque não optar pela maneira que facilita o seu dia-a-dia? Assim como no curso presencial, a pedagogia a distância também possui quatro anos de duração, mas conta com um leque maior de possibilidades de ensino, como videoaulas, livros impressos, alguns encontros presenciais e conteúdos exclusivamente produzidos para a modalidade de ensino a distância. Já que o nosso dia-a-dia é conectado, essa conexão também pode, e deve, aparecer como método de ensino.
Outra prova de que não há diferenciação de qualidade do curso presencial com a graduação de pedagogia EAD: o diploma é o mesmo. Não há nenhuma informação adicional de que o aluno completou o curso no modo presencial ou à distância. E não há motivos para ter, já que o ensino é o mesmo.
Vale lembrar que para ser um pedagogo é preciso ter um perfil diferenciado e ter facilidade para ensinar. Além disso, também é bem importante querer trabalhar com crianças e adolescentes, se você já tem um contato prévio com esse público, mesmo que seja dentro da família, facilita bastante. Sobre os salários dos pedagogos, o piso é definido de acordo com convenções coletivas, por isso é diferente em cada estado. Mas, segundo levantamento do site Catho, um estagiário em pedagogia ganha cerca de R$ 927,00 enquanto um pedagogo empresarial tem um salário médio de R$ 1.726,00.