A resposta é sim. De fato, trata-se de uma técnica que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo dos negócios online: trata-se da Gestão de Relações com o Cliente, e constitui uma das estratégias de marketing e de atendimento ao cliente mais em voga nos últimos tempos.
A Gestão do Relacionamento com o Cliente, ou também chamado CRM (Client Relationship Management), é um método que se concentra no trato com o cliente desde que este entra em contato com um produto, até o consumidor o adquire. É mais, procura-se estender este seguimento do consumidor até o momento de pós-venda, isto é, até o momento em que o cliente, satisfeito com a aquisição do produto, se mantém fiel à marca.
Será que Realmente é tão extenso o ciclo de vida do cliente?
Se você ainda acha que a relação que você definir com o cliente se reduz ao “tu me pagas X, e em troca eu te dou E”, não poderia estar mais longe da realidade. Para que se faça uma ideia, os especialistas em marketing são capazes de definir até cinco estados diferentes, em que o potencial consumidor pode encontrar.
De acordo com as fases de sua relação com o produto, um usuário pode ser:
Desconhecido: quando ainda não conhece o produto.
Visitador: quando está conhecendo o produto.
Prospector: quando está contemplando a possibilidade de adquirir o produto.
Cliente: uma vez decidiu comprá-lo.
Embaixador: recomenda-se o produto com o seu ambiente.
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